top of page

OTB HAMBURGUERIA

​

Na Mídia:

Archdaily Internacional - 2022

Archdaily Brasil - 2022

Archello (Holanda) - 2022

​

Projeto: 2020

Conclusão: 2021

​

A Hambúrgueria OTB é um novo conceito de comércio de rua nascido na pandemia.  Raramente o trabalho de um projeto de arquitetura pode ser mensurado quantitativamente quanto se trata do campo comercial, neste caso foi diferente. Não é nem um restaurante convencional nem uma “dark kitchen”. Podemo chamar de “light kitchen”, a fusão entre a infraestrutura de produção e uma flagship store, instalada na cidade segundo a eficiência logística.

 

O negócio de delivery de hambúrgueres em Pouso Alegre, uma cidade de 200mil habitantes no interior do Brasil, nasceu como uma ideia de um MVP de seu criador, um programador de internet banking. Após alguns meses de operação em uma garagem – e provada sua viabilidade financeira - foi necessário realocar sua cozinha, tanto para se adequar às normas de higiene quanto para atingir um maior raio de entregas.

 

Projetada e construída em meio aos primeiros acontecimentos do COVID, não é nem um restaurante convencional nem uma dark-kitchen. “A participação de Miguel Croce foi decisiva nos resultados alcançados na nova etapa do OTB como negócio, desde a consultoria da escolha do local na cidade até o desenho final.” Diz André Machado, empreendedor. “Não se trata apenas de um desenho, mas sim de uma concepção completa que ajudou a definir o presente brilhante que estamos vivendo hoje como marca”

 

Foi o primeiro projeto autoral do arquiteto depois de um tempo trabalhando em alguns dos escritórios de arquitetura mais renomados e inovadores do Brasil. Entretanto a falta de espaço foi um desafio: “O fato de ser tão pequeno, menos que 32m2, foi a maior dificuldade e também o maior incentivador de novas soluções já que me vi em uma posição em que precisei praticar a síntese de toda a experiência adquirida nos último anos projetando para outros. Era preciso obter o máximo de qualidade no menor espaço possível. Nenhuma concessão para um ‘gesto arquitetônico’, nenhum centímetro desperdiçado.” 

 

O projeto representou um enorme esforço que envolve o cruzamento de diversas disciplinas, tanto as tangíveis como parâmetros para cozinhas comerciais, exaustão, elétrica e hidráulica, quanto as intangíveis como conceitos de marca e interação com o público.

 

“Cada elemento arquitetônico resolve mais de um problema simultaneamente. A fachada é ao mesmo tempo peça publicitária, inserção da marca na paisagem urbana, interface de ventilação da cozinha, proteção das interpéries para os clientes e porta de segurança. A cabine  de atendimento organiza o fluxo de produtos, dá suporte ao funcionário e serve também como estoque de insumos não perecíveis.”

 

Sob o ponto de vista do aspecto financeiro a construção saiu mais barata se comparada a outras do mesmo segmento. “Nós escolhemos os materiais de maior qualidade com o melhor preço possível, não houve espaço para qualquer superlativo, tudo que está aqui é absolutamente necessário para existir da maneira que existe.” Completa o arquiteto. 

 

Como um dos portões do bar original estava danificado e era preciso trocá-lo surgiu a oportunidade de desenho de uma fachada completamente nova. O investimento que a princípio seria destinado a reforma do portão convencional foi destinado ao design e produção de um portão-interface com a rua sob medida, como um artefato especialmente feito para o local.

 

É uma experiência dos valores de marca do OTB. Além de acompanhar o processo o cliente escuta a música que sai dos autofalantes instalados e pode tirar uma foto no local destinado às Selfies. 

​

O que faz a OTB um delivery diferente é que você pode realmente assistir o processo de produção da cozinha. Diametralmente oposto às dark kitchens, onde estamos sempre desconfiados das condições com que é feita a comida. Não é preciso ver sua comida sendo feita todas as vezes, basta uma única vez e a certeza de que a cozinha está lá sempre aberta para quem passa na rua. Isso aumenta a confiança e permite que a marca pratique valores acima dos concorrentes. É ao contrário da situação de desconfiança constante que vivemos hoje nas cidades, não é “dark”, é uma “light kitchen”: Não esconde, mas mostra.

 

“É ótimo, trabalhar na cozinha do OTB é se sentir um jogador de futebol entrando em campo, estamos vestidos de uniforme e as pessoas param para te ver trabalhar, faz a gente se esforçar mais e o cliente sente que seu hambúrguer é feito com cuidado e qualidade” diz o Fundador da OTB, “além disso para nós é bom porque temos que passar muitas horas por dia no mesmo lugar,  podemos acompanhar a movimentação da rua e não ficamos alienados dentro de uma cozinha quente e fechada” completa. 

​

Mesmo que sejam apenas 35m2 ele tem inesperados 105m2 de fachada. Dessa forma a complexidade envolvida para fazer tudo funcionar é surpreendente. 

​

  • LinkedIn

©2022 por Miguel Croce.

bottom of page